Casas inteligentes: 5 vantagens de investir em sistemas de automação

sexta-feira, dezembro, 2018

Uma tendência que ganha cada vez mais espaço e a atenção das pessoas, as casas inteligentes avançam em tecnologia e estão em constante processo de modernização e implementação de novas comodidades. Essa tecnologia proporciona muitas vantagens aos seus proprietários e visitantes, de modo que é criado um hiato entre o antes e o depois da implantação dessas tecnologias de inteligência.

Mas você conhece as principais vantagens proporcionadas ao investir em sistemas de automação para tornar sua casa inteligente? Veja agora mesmo neste artigo que a Futura Domotics preparou e saiba quais são os seus 5 principais benefícios.

1 — Maior segurança

As casas inteligentes têm uma grande vantagem quando o tema é segurança, dado que, a automação dos sistemas de vigilância patrimonial possibilita atividades como o controle de acesso pela impressão digital e reconhecimento facial. Assim, somente pessoas autorizadas terão acesso à determinadas áreas ou ao imóvel como um todo.

Além disso, você poderá acessar o sistema de segurança da sua casa inteligente em qualquer lugar do mundo, bastando apenas de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Isso lhe proporcionará melhor controle e tranquilidade quanto a segurança da sua casa.

2 — Praticidade

As casas inteligentes foram pensadas e idealizadas para oferecer praticidade e conforto aos seus moradores e, assim, a agregação da tecnologia e inteligência artificial tem mudado de forma considerável a experiência de bem-estar e do conceito tradicional de moradia.

Assim, uma casa inteligente possibilita que várias tarefas sejam realizadas sem ao menos ter de levantar da sua poltrona. Todos os comandos estão centralizados em dispositivos específicos de controle e, até mesmo, no seu smartphone e/ou tablet.

Comandos como fechar as cortinas, acender as luzes, controlar automaticamente a temperatura do ar-condicionado, acender a lareira, ligar a cafeteira, acionar os springers do jardim são apenas alguns dos exemplos que a automação de casas pode proporcionar.

3 — Conectividade e multimídia

Estamos em um mundo cada vez mais conectado e a nossa casa não poderia ficar de fora dessa tendência. Assim, a automação das casas inteligentes permite a conectividade e a melhor experiência de multimídia (áudio e vídeos), de modo que, consumir mídias digitais ganha uma nova abordagem.

Sua casa inteligente pode, por exemplo, se conectar ao seu smartphone assim que você chegar em casa e começar a tocar a sua playlist favorita para te ajudar a relaxar após um longo dia de trabalho ou, ligar a sua TV para que você possa conferir as notícias do dia. Isso é permitido com a abordagem da geofence, uma tecnologia em que você define um perímetro virtual e, assim, executar as ações programadas.

4 — Controle total de qualquer lugar

A automação permite que você tenha o total controle da sua casa de qualquer lugar que esteja. Assim como os sistemas de segurança, as demais áreas e acessos a equipamentos podem ser acionados remotamente. Que tal poder chegar em casa e já encontrar as luzes acesas, o ar-condicionado na temperatura que gosta e um café quentinho? Isso tudo é possível com o controle à distância por meio da internet.

Temos também uma tecnologia proprietária chamada Futura Tech Concierge, um serviço exclusivo em que todos os equipamentos e redes são monitorados de forma contínua e em tempo real, o que possibilita realizar ajustes e até mesmo consertos de forma remota – algo que otimiza de forma considerável o tempo de atendimento do cliente.

5 — Economia de energia elétrica

Outro grande benefício que a automação de uma casa pode proporcionar é a economia de energia elétrica, dado que, será capaz de identificar de forma eficiente a presença de pessoas e direcionar o uso dos equipamentos de forma adequada.

Assim, os desperdícios de energia elétrica são reduzidos, o que proporciona o retorno do valor investido no processo de automação, deixando de ser um gasto para ser um investimento com retorno ao longo do tempo.

Além disso, equipamentos de monitoramento de consumo de energia possibilitarão maior controle como, por exemplo, alertas a respeito do tempo no banho (no caso de uso de chuveiros elétricos) e o uso excessivo do ar-condicionado — os dois equipamentos de maior consumo em uma casa.

Logo, são inegáveis os benefícios que a automação de uma casa pode proporcionar; o que traz comodidade, segurança, controle dos gastos e muito mais. Essa é uma tendência cada vez mais presente na realidade das pessoas e proporciona o acesso às tecnologias mais atuais.

Acesse o nosso site para saber mais da Futura Domotics e conheça os nossos projetos. E caso tenha interesse ou alguma dúvida, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

A Futura Domotics está localizada na Rua Gumercindo Saraiva, nº. 30, bairro Jardim Europa. Faça um orçamento pelo e-mail fdtech@fdtech.com.br ou pelo (11) 3078-2268.