Como escolher o melhor sistema de iluminação para empresas inteligentes?

sábado, dezembro, 2018

 

O melhor sistema de iluminação é aquele capaz de se encaixar perfeitamente na proposta de arquitetura de cada ambiente. Isso vale para qualquer local. Se você tem uma empresa, o cuidado com a iluminação deve ser ainda maior. Afinal, a escolha das luzes adequadas é fundamental para valorizar o espaço e engrandecer a marca do seu negócio.

Embora a ideia por trás de um bom projeto de iluminação seja algo simples, trata-se de algo repleto de minúcias. Além disso, muitos gestores de empresas desconhecem a necessidade de substituir as lâmpadas do local de trabalho.

Para que a sua empresa seja realmente diferenciada no mercado, ela precisa de uma imagem impecável. Isso é conquistado com a união de um projeto arquitetônico e um sistema de iluminação inteligente.

Continue a leitura para conhecer algumas dicas sobre como deixar o ambiente mais aconchegante aos olhos de todos!

Saiba mesclar a luz natural com a artificial

Um grande equívoco que muitas pessoas cometem é ignorar o potencial do ambiente para receber luz natural. Não há dúvida que, em se tratando de um ambiente fechado, a luz artificial será imprescindível. No entanto, um sistema inteligente deve usar a luminosidade natural a seu favor.

A quantidade de luz artificial necessária varia de um ambiente para outro. O importante é que o sistema contemple as duas fontes de forma equilibrada. Conforme a disponibilidade de luz solar, é possível que o conjunto artificial seja acionado somente no início da tarde, por exemplo.

Utilize as melhores lâmpadas para cada situação

O excesso de luz tende a gerar um profundo desconforto nos funcionários. Como consequência imediata, há uma queda de produtividade. O ideal é que os ambientes, incluindo os corredores, sejam iluminados homogeneamente.

Com isso, você evita ofuscamentos e quaisquer outros problemas relacionados à visão. Uma excelente alternativa para ambientes corporativos são as lâmpadas de LED. Elas apresentam uma série de vantagens, como:

  • Modelo de iluminação embasado na sustentabilidade;
  • Iluminação aberta e intensa — na medida certa;
  • São mais frias em comparação com outras lâmpadas.

Outra bela e eficaz opção são as luminárias com difusor. A iluminação irradiada por elas incide no ambiente de um modo uniforme. Isso garante toda a comodidade necessária aos colaboradores e clientes que transitem pelo mesmo espaço.

Em termos técnicos, a potência das lâmpadas costuma oscilar de 60 a 100 W. Naturalmente, a medida exata sofre influência direta das dimensões espaciais da empresa.

Há ainda outro fator a se considerar: os níveis de luminância. Basicamente, trata-se da parcela de luminosidade que atinge uma dada superfície — existe um dispositivo especificamente projetado para medir esse índice.

Tenha uma iluminação funcional e que valorize os espaços da empresa

Por fim, vale destacar que o sistema de luzes escolhido deve enriquecer o caráter estético de todos os ambientes. O conforto será resultado da soma de luzes (na potência adequada) estrategicamente posicionadas sobre uma arquitetura ímpar. Os projetos (arquitetônico e de iluminação) devem ser exclusivos e refletirem os conceitos que movem o negócio.

Esse cuidado com o conjunto não é um mero detalhe. Basta lembrar que qualquer pessoa prefere trabalhar ou comprar em locais onde se sintam plenamente à vontade. A satisfação será garantida — tanto para quem trabalha como para quem consome. Assim, as chances de um consumidor se transformar em cliente são bem mais amplas.

Use um sistema de iluminação automatizado

Finalmente, para que todo esse sistema de iluminação seja inteligente ele precisa ser automatizado. Uma das melhores tecnologias do mercado para isso é a Geofense. Com ela, os ambientes são monitorados. Isso permite que as lâmpadas se mantenham acesas apenas quando houver pessoas naquele local.

A automação do sistema poupa muito dinheiro à organização, pois a preocupação com iluminação desnecessária desaparece. Tudo passa ser controlado por meio de programações específicas para cada situação. O mesmo monitoramento (com outras tecnologias) pode se estender ao funcionamento de certos equipamentos, por exemplo. Com as tecnologias de ponta certas, a empresa só tem a ganhar.

O sistema de iluminação de uma empresa precisa ser pensado com bastante atenção. Logo, tenha a certeza de solicitar o projeto para uma empresa especializada e com ótima reputação no mercado. É igualmente fundamental que ela apresente um projeto amparado em tecnologias de ponta, como a Geofense.

Agora que você já conhece a importância de se ter um ambiente bem iluminado na sua empresa, faça um cadastro no nosso site! Nós oferecemos as melhores tecnologias e temos uma solução customizada para o seu negócio!

A Futura Domotics está localizada na Rua Gumercindo Saraiva, nº. 30, bairro Jardim Europa. Faça um orçamento pelo e-mail fdtech@fdtech.com.br ou pelo (11) 3078-2268.